• Assessoria APC

Tóquio-2020 revela os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 revelou hoje, 28, seus mascotes oficiais, após uma avaliação de três pares selecionados por alunos do ensino fundamental em todo o Japão e em escolas japonesas no exterior. A dupla de mascotes A foi a que obteve mais votos.


Participaram das eleições 205.755 salas de aula em 16.769 escolas. O par A recebeu 109.041 votos, enquanto que a dupla B conseguiu 61.423 votos e a C, 35.291. Os resultados foram anunciados na escola Hoyonomori Gakuen, em Tóquio, uma das escolas que participaram do processo. A cerimônia foi transmitida ao vivo para permitir que crianças de todo o país compartilhassem o momento e descobrissem o vencedor em tempo real. As visitas públicas também foram organizadas em várias escolas.


Sobre os mascotes A mascote paralímpica é uma personagem legal, com senso tátil de cereja e poder sobrenatural. É geralmente calma, mas muito poderosa quando necessário. Tem uma força interior digna e um coração amável que ama a natureza. Pode falar com pedras e vento. Também consegue mover as coisas apenas olhando para elas. Ela nasceu de um padrão de xadrez tradicional e de flores de cerejeira.


O mascote olímpico é um personagem que incorpora a tradição antiga e a inovação. Mesmo mais tradicional, está sempre atualizado com as últimas notícias e informações. O mascote tem um forte senso de justiça e é muito atlético. Também possui um poder especial que permite mover-se em qualquer lugar instantaneamente. Ele nasceu de um padrão de xadrez tradicional e uma visão futurista do mundo.


Os mascotes têm personalidades opostas. No entanto, se respeitam e são bons amigos. Ambos têm um grande espírito de hospitalidade e sempre dão o seu melhor para animar e encorajar todos.


Processo de seleção

Em dezembro de 2017, o Tóquio 2020 publicou uma lista de três pares de mascotes, cada um contendo um olímpico e um paralímpico, após uma revisão de 2.042 inscrições enviadas pelo público durante uma competição nacional. Salas de aula de ensino fundamental em todo o país e escolas de japoneses no exterior foram convidadas para avaliar os desenhos selecionados.


O processo de votação do mascote faz parte de um programa educacional nacional do Tóquio 2020, chamado "Yoi Don!" ("Get Set"), que traz os Jogos para dentro das escolas japonesas e permite que os alunos participem ativamente dessas iniciativas. Ao encorajar a discussão dos mascotes nas salas de aula, o processo de votação ajudou as crianças a aprenderem sobre os valores dos movimentos olímpicos e paralímpicos.


"Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 finalmente têm seus mascotes. Isso significa muito, principalmente no Japão. Estou ansioso para ver esses dois personagens ganharem vida nos estádios, nas ruas e na TV. As crianças selecionaram dois mascotes que incorporam a tradição antiga e a inovação. Eu acredito que esta é uma excelente escolha, uma vez que a visão de marca do Tóquio 2020 é ‘inovação da harmonia’, o que implica que a inovação ocorrerá quando o antigo e o novo de Tóquio e do Japão se juntem", comenta Ryohei Miyata, presidente do Painel de Seleção de Mascote.


O Painel decidirá agora os nomes para os mascotes vencedores, que serão revelados oficialmente em julho ou agosto de 2018.


O designer dos mascotes vencedores é Ryo Taniguchi. Nascido em 1974, Taniguchi vive em Fukuoka, no sul do Japão. Ele se formou em artes na Cabrillo College, na Califórnia, Estados Unidos e atualmente atua como designer e ilustrador de personagens. Seu trabalho foi apresentado por empresas e exposições no Japão.


Taniguchi e os dois vice-campeões – Kana Yano (Dupla B) e Sanae Akimoto (Dupla C) – participaram da cerimônia, quando receberam prêmios.


Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês)

Fonte: CPB - Confira aqui

0 visualização

APOIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS

FIEC

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta-feira

08h às 12h e das 14h às 18h

ENDEREÇO

Rua Joviniano Barbosa, nº 35, Vila Hollandia, Campinas/SP - CEP.: 13085-385

Associação Paraolímpica de Campinas – APC © 2019 – Todos os direitos reservados