top of page
  • Foto do escritorAssessoria APC

APC inicia projeto “CTEPCR: Atletismo Fase I” com participação de três atletas no 3º Desafio CPB/CBA


Fruto de uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o 3º Desafio CPB/CBAt de Atletismo acontece neste sábado (06), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao longo do dia serão disputadas 39 provas, sendo 19 pela manhã e 20 durante a tarde.


O evento, que tem como objetivo difundir e desenvolver a prática conjunta do atletismo e do paratletismo no país, contará com a participação de 13 medalhistas paralímpicos, incluindo Alan Fonteles que, assim como Luã Mancera e Jair Porfírio, é atleta da Associação Paraolímpica de Campinas – APC.


Oportunizando a melhora das marcas dos atletas e, consequentemente, suas colocações nos rankings nacional e mundial, o Desafio torna-se ainda mais especial para a entidade campineira por marcar o início das atividades de seu primeiro projeto voltado exclusivamente para o atletismo, o Centro de Treinamento em Esportes Paralímpicos de Campinas e Região – CTEPCR: Atletismo Fase I.


Sinval Oliveira, novo técnico da modalidade, está acompanhando de perto os treinos de Jair que, neste fim de semana, vai competir no lançamento de dardo. “Estamos iniciando o trabalho agora, mas a ideia – até pelo que vem demonstrando nos treinos – é que ele tenha um bom desempenho, suficiente o bastante para alcançar os índices necessários para classificação ao Parapan (que será disputado entre agosto e setembro em Lima, no Peru)”, comenta Oliveira.


Para Jair, que lançou 33 metros na primeira competição do ano (a Fase Regional do Circuito Brasil Loterias Caixa, disputada em fevereiro), a meta está condicionada também à melhora de seu rankeamento. “Minha expectativa para o final de semana é alcançar um bom resultado para buscar a classificação no Parapan, que é a minha primeira obrigação no primeiro semestre, e melhorar minha posição no ranking mundial”, pontua o atleta.


Com o objetivo de melhorar suas marcas, Luã também vislumbra o Parapan, embora ainda não tenha classificações internacionais. “O desafio é uma competição importante que serve como preparação para as próximas que virão, em especial o Open no final do mês”, declara o atleta. “A meta do Luã para este fina de semana é melhorar as marcas pessoais e ficar mais próximo dos índices de classificação. E como essa é uma competição de bom nível nacional, acaba sendo importante para ele conseguir mensurar seu rendimento e analisar o quão próximo está do seu objetivo, que também é o Parapan”, finaliza o treinador.


O Projeto

Centro de Treinamento em Esportes Paralímpicos de Campinas e Região – CTEPCR: Atletismo Fase I é o primeiro projeto voltado para o atletismo de alto rendimento a ser executado pela APC, via Lei de Incentivo Federal. As ações prioritárias são a massificação da prática dos esportes paralímpicos e excelência esportiva de rendimento, objetivando o desenvolvimento e crescimento da prática dos esportes paralímpicos na RMC. Buscando dar maiores e melhores oportunidades aos atletas de camadas sociais menos favorecidas, o projeto visa a formação de uma equipe com 12 atletas – em níveis regional, nacional e internacional, cujo trabalho e empenho almejam participação e representação como equipe do município nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior do estado de São Paulo, bem como em eventos esportivos dos calendários estadual e nacional. Para tanto, são oferecidos treinos diários no CEAR (Centro Esportivo de Alto Rendimento), localizado em Campinas, interior de São Paulo, garantindo atendimento de excelência no processo de aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento em esportes paralímpicos. Com duração de doze meses, o CTEPCR: Atletismo Fase I recebe patrocínio de nove empresas (3M, Bauminas, Aviagen, Stoller, CI&T, Hospital Vera Cruz, Buckman, Matera e Fundação Educar DPaschoal) e apoio da Prefeitura Municipal de Campinas.

20 visualizações0 comentário
bottom of page