top of page
  • Foto do escritorAssessoria APC

Open Brasil marca início competitivo de projeto voltado para o atletismo da APC

Entidade inicia trabalhos do projeto CTEPCR: Atletismo Fase I com participação de Alan Fonteles no Open Brasil


Primeiro evento de grande importância no calendário paradesportivo, o Open Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação acontece entre os dias 23 e 28 de abril no Centro Paralímpico de São Paulo, reunindo atletas renomados de todo o mundo. A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) estará presente no evento, representada por sete atletas, incluindo Alan Fonteles e Jair Porfírio, convocados pela Seleção Brasileira.


Mundialmente conhecido pelo ouro conquistado na prova dos 200m rasos nas Paralimpíadas de Londres, em 2012, Alan é um dos atletas contemplados pelo projeto CTEPCR: Atletismo Fase I da APC, cuja primeira participação oficial em competições internacionais se dará no próprio Open Brasil. Na ocasião, o atleta disputa a prova dos 400m.


Jair Porfírio, que vai para a competição pela Seleção Brasileira, é outro atleta da APC com boas expectativas na melhoria de marcas no Open. Ele participará das provas do peso e dardo. O projeto contempla ainda os atletas Larissa Oliveira, Luã Mancera e Paulo Machado que também estarão no Open.


O Open Brasil Loterias Caixa é uma competição anual realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) homologada internacionalmente pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) – que o inclui em seu calendário e valida as marcas conquistadas pelos atletas (dos cinco continentes) para o ranking mundial.


O Projeto

Centro de Treinamento em Esportes Paralímpicos de Campinas e Região – CTEPCR: Atletismo Fase I é o primeiro projeto voltado para o atletismo de alto rendimento a ser executado pela APC, via Lei de Incentivo Federal. As ações prioritárias são a massificação da prática dos esportes paralímpicos e excelência esportiva de rendimento, objetivando o desenvolvimento e crescimento da prática dos esportes paralímpicos na RMC. Buscando dar maiores e melhores oportunidades aos atletas de camadas sociais menos favorecidas, o projeto visa a formação de uma equipe com 12 atletas – em níveis regional, nacional e internacional, cujo trabalho e empenho almejam participação e representação como equipe do município nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior do estado de São Paulo, bem como em eventos esportivos dos calendários estadual e nacional. Para tanto, são oferecidos treinos diários no CEAR (Centro Esportivo de Alto Rendimento), localizado em Campinas, interior de São Paulo, garantindo atendimento de excelência no processo de aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento em esportes paralímpicos. Com duração de doze meses, CTEPCR: Atletismo Fase I recebe patrocínio da 3M, Grupo Bauminas, Aviagen, CI&T, Buckman, Matera, Stoller, Hospital Vera Cruz e Fundação Educar DPaschoal, além de apoios do FIEC e da Prefeitura Municipal de Campinas.


Sobre a APC

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos com sede no município de Campinas que busca, através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo, congregando pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência fundamentado em atendimentos direcionados, realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.

10 visualizações0 comentário
bottom of page