APOIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS

FIEC

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta-feira

08h às 12h e das 14h às 18h

ENDEREÇO

Rua Joviniano Barbosa, nº 35, Vila Hollandia, Campinas/SP - CEP.: 13085-385

Associação Paraolímpica de Campinas – APC © 2019 – Todos os direitos reservados

  • Assessoria APC

Representando a cidade de Campinas, APC leva 18 atletas para disputa dos Jogos Regionais

A 63ª edição dos Jogos Regionais acontece em Americana, entre os dias 2 e 13 de julho. Competição vale vaga para os Jogos Abertos do Interior, que este ano será realizado em Marília entre os dias 14 e 26 de outubro


A Associação Paraolímpica de Campinas – APC vai representar a cidade na 63ª edição dos Jogos Regionais, que este ano acontece na cidade de Americana, entre 2 e 13 de julho. Com as presenças confirmadas dos atletas Alan Fonteles, Verônica Hipólito e Davi Wilker, além da promessa para Tóquio-2020 Tiago Oliveira, a delegação vai disputar provas no atletismo e natação.


Em 2017, a APC também representou a cidade na competição, que vale vaga para os Jogos Abertos do Interior (este ano marcado para acontecer entre os dias 14 e 26 de outubro, em Marília) e encerrou sua participação no segundo lugar geral. A participação da APC será utilizada como termômetro para os próximos compromissos dos atletas: os Jogos Paralímpicos Universitários no final de julho e a 2ª Fase do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo em agosto.


“Vamos para a competição com a equipe de nível nacional completa. Os treinos vêm transcorrendo da melhor maneira possível, com os atletas alcançando um nível técnico e físico muito bom; por isso, a expectativa é de que os nossos atletas atinjam as melhores marcas do ano e, para alguns, as melhores marcas da carreira”, comenta Ralf Reis, auxiliar técnico do atletismo. “A meta é ficarmos nas três primeiras posições. A APC está bem estruturada e tem um ótimo perfil competitivo; assim, a expectativa de marca dos atletas é alta, com manutenção dos desempenhos e conclusão com grandes resultados”, completa Sinval Oliveira, técnico da modalidade.


Dos quinze atletas do atletismo inscritos na competição, dez fazem parte do projeto Ctepcr: Atletismo Fase 1, que está sendo executado pela APC desde o mês de março via Lei de Incentivo Federal.


O Projeto

Centro de Treinamento em Esportes Paralímpicos de Campinas e Região – CTEPCR: Atletismo Fase I é o primeiro projeto voltado para o atletismo de alto rendimento a ser executado pela APC, via Lei de Incentivo Federal. As ações prioritárias são a massificação da prática dos esportes paralímpicos e excelência esportiva de rendimento, objetivando o desenvolvimento e crescimento da prática dos esportes paralímpicos na RMC. Buscando dar maiores e melhores oportunidades aos atletas de camadas sociais menos favorecidas, o projeto visa a formação de uma equipe com 12 atletas – em níveis regional, nacional e internacional, cujo trabalho e empenho almejam participação e representação como equipe do município nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior do estado de São Paulo, bem como em eventos esportivos dos calendários estadual e nacional. Para tanto, são oferecidos treinos diários no CEAR (Centro Esportivo de Alto Rendimento), localizado em Campinas, interior de São Paulo, garantindo atendimento de excelência no processo de aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento em esportes paralímpicos. Com duração de doze meses, CTEPCR: Atletismo Fase I recebe patrocínio da 3M, Grupo Bauminas, Aviagen, CI&T, Buckman, Matera, Stoller, Hospital Vera Cruz e Fundação Educar DPaschoal, além de apoios do FIEC e da Prefeitura Municipal de Campinas.


Sobre a APC

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos com sede no município de Campinas que busca, através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo, congregando pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência fundamentado em atendimentos direcionados, realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.